Dossiê: Saiba Tudo Sobre a Nova Queridinha do Indie Pop Britânico, Ellie Goulding!

Dossiê: Saiba Tudo Sobre a Nova Queridinha do Indie Pop Britânico, Ellie Goulding!

Ellie (que na verdade é nascida Elena, isso, sem H, porque ela não tem pacto com Manuel Carlos e suas Helenas das novelas) tem 24 anos, mas desde cedinho começou a demonstrar vocação artística, já que aos 9/10 anos, ela já tocava instrumentos e compunha sua próprias canções. Ellie cresceu, e enquanto estava na faculdade estudando dramaturgia (só Deus sabe porque dramaturgia), ela começou a ouvir algo mais eletrônico, e adorou, e daí foi nascendo a idéia inicial de como seu som soaria. Dois anos de faculdade depois, ela se mudou e resolveu o que queria, e foi ali que começou a trabalhar no seu primeiro álbum...





Pra sermos honestos, a gente nem tenta descrever o som dela, o que ainda podemos dizer é que é único, já que ela combina coisas bem acústicas, como violão e piano, com leves (ou pesados) toques eletrônicos, unidos a sua doce voz e BOOM!, temos a perfeição (questão de opnião, mas imparcialidade pra quê!?).

Em Setembro de 2009, ela finalmente assinou com a Polydor, e lançou "Under The Sheets" (Sheet, não Shit, gente), que para um debut single foi muito bem aceito, estreou na BBC Radio 1, e até ganhou muito airplay. Em seguida performou em alguns programas e a gravadora liberou "Wish I Stayed" como single da semana no iTunes (aquele que a gente baixa grátis, só pra ter o gostinho de baixar algo oficial da iTunes Store)!


Com o álbum já finalizado, foi informado que Ellie tinha alcançado o topo do BBC Sound of 2010, ou seja, ela foi simplesmente apontada como a "Promessa Britânica Para 2010", e isso repercutiu TÃO bem (claro), que ela acabou levando pra casa o 'Critics Choice Awards' no Brit Awards daquele ano. Aí chega maio e vamos ao lançamento do cd, que veio com "Starry Eyed" abrindo caminho e atingindo a posição 4# do UK Charts, fazendo com que Ellie ganhasse notoriedade e o primeiro clipe de seu álbum de estréia!



Tudo dando certo, Lights atingiu a posição 1# no UK Albums Charts, os singles iam muito bem, obrigado, e no mesmo ano Ellie ainda escreveu (e co-escreveu) músicas para Gabriela Cilmi ("Love Me Coz You Want To") e Diana Vickers ("Remake Me+You," "Notice", e "Jump Into Rivers"), abriu shows da turnê de Jhon Mayer e teve a sua propria, a Lights Tour, além do Feat. que fez com o rapper, também britânico, Tinie Tempah, em "Wonderman"! Fechou o ano com saldo mais que positivo se apresentando no Glastonbury Festival (sonho de TO-DO indie/hispter/uk lover), e teve "Everytime You Go" tocada na série The Vampire Diaries!


Até o final de 2010, o álbum Lights teve outros 2 singles, a baladinha "The Writer" e "Guns and Horses", que é uma das preferida dos fãs. Até chegaram a cogitar "Your Biggest Mistake" como último single, que inclusive foi performada em vários programas, mas ficou por isso mesmo.


Tanto "The Writer" como "Guns and Horses" ganharam vídeoclipe, esse último bem mais produzido que qualquer outro lançamento de Ellie. No final de 2010, comecinho de 2011, Ellie re-lançou seu álbum, e o que era perfeito virou obra prima! Intitulado de Bright Lights, com um novo photoshoot, uma nova roupagem, 7 novas faixas, incluindo o single/faixa título "Lights" (Ellie voltou mais eletrônica do que nunca nesse single), que foi precedido por "Your Song", também presente no relançamento, e cover da música de Elton John, de quem se declarou fã, esta segunda etapa de lançamento do álbum tinha tudo para dar certo. E deu! No total Ellie tem 6 singles, todos bem sucedidos, 2 álbums (Lights + Bright Lights) e a versão americana do cd.


2011 chegou, e ela se vê com o desafio de toda cantora/banda britânica:Fazer sucesso nos Estados Unidos, e eis que ela agarra o desafio e lança o Lights na América, com nova capa e nova tracklist, incluindo as mais "animadinhas" do álbum. "Lights" foi seu debut single nos EUA, e com ele já se apresentou tanto no Saturday Night Live como no Jimmy Kimmel, e atualmente re-fez o clipe de "Starry Eyed", numa versão especial pra galera gringa. A gravadora prometeu investimento massivo nessa nova fase EUA, mas ao que tudo indica, Ellie está se saindo moderadamente tímida nos charts americanos. Resta esperar pra ver se ela continua divulgando o álbum na América, ou se concentra no UK pra terminar o processo de criação do seu 2° álbum, que pra todo artista, é um desafio bem maior, mostrar que veio pra ficar, se consolidando, ou cair no esquecimento sem fazer mais sucesso, com o estigma de "one-hit-wonder". A gente fica na torcida, e você!?

Se você já amava mas se apaixonou mais ainda pela Ellie, nós separamos as principais redes dessa fofa pra você ficar por dentro de tudo que ela anda fazendo por aí! Já para você que não conhecia, fica a dica de uma das principais promessas musicais da atualidade, pra quem quer dar uma varaiada e não ficar só dançando no escuro. Vem pra luz, gente!

Twitter | Facebook | Last.FM | Youtube | EllieGoulding.com



0/Publique um comentário/Comentários

Voltar ao início