Baú de Verão: Relembre a Trajetória Musical e os Clássicos ''Unicamente'' Inesquecíveis de Deborah Blando!

Baú de Verão: Relembre a Trajetória Musical e os Clássicos ''Unicamente'' Inesquecíveis de Deborah Blando!


Não tem como falar de música pop dos 90's no Brasil sem falar de Deborah Blando. A gata, que iniciou sua carreira musical aos 12 anos de idade, coleciona hits que foram recorde de execuções nas rádios brazucas, clipes que deixam qualquer artista da gringa no chinelo até os dias de hoje e milhões de cópias vendidas de todos os seus álbuns.


Deborah Salvatrice Blando nasceu em 3 de março de 1969 em Sant'Agata di Militello na Itália, mas aos 5 anos mudou-se junto com sua família de pai italiano e mãe brasileira para o nosso país. Em Floripa, onde passou boa parte de sua infância, Deborah começou a cantar em corais infantis, e com 11 anos, era a solista do coral As Meninas do Sul, onde se apresentava cantando músicas italianas. Por já se destacar entre as meninas do coral, ela foi contratada em 81' para gravar um álbum promocional onde cantaria canções de sucesso de seu país de origem sob o pseudônimo de Giovanna, mas por medo da carreira acabar por atrapalhar o andamento de seus estudos, os pais de "Giovanna", ou A Italianinha como ficou conhecida, optaram por pôr um fim à sua carreira musical precoce, mas não por muito tempo...

Em 1989, Blando já era contratada da Sony Music Brasil e conheceu Cyndi Lauper e seu empresário na época, David Wolf. Não demorou muito até que ela se mudasse para Nova Iorque e assinasse com a Sony Music Internacional, que rapidamente produziu e lançou o seu primeiro álbum como Deborah Blando, intitulado A Differente Story. A faixa "Boy (Why Do You Wanna Make Me Blue)", que fez parte de uma campanha publicitária da Coca-Cola Diet da gringa, figurou no American Dance Chart, o que gerou um considerável buzz e fez com que todos prestassem atenção na gata em boa parte do território americano, além do Brasil (onde a música foi #1), é claro, e de boa parte da Europa. E foi na lá mesmo, em território europeu, que Deborah conquistou o seu primeiro status de hit internacional com o segundo single de A Different Story, "Innocence". A canção chegou no top #13 das principais rádios britânicas em 1992 e se tornou um de seus maiores hits. Confira o clipe:



Ainda de seu álbum de estreia, Deborah lançou o buzz single "Shame", "Decadence Avec Elegance" (que foi a faixa que a tornou mais conhecida internacionalmente, gerando comparações positivas com Madonna e ciúmes por parte de Kylie Minogue), "A Maça" (regravação do clássico de Raul Seixas que se tornou um hit esmagador no Brasil) e "Merry Go-Round". Antes mesmo de assinar com a Sony, Deborah já tinha seu álbum pronto, porém todas as músicas eram em português, o que fez com que a gravadora chamasse os melhores produtores da época para fazer versões, que não fugissem muito do contexto das originais, em inglês. Em 97', após finalizar as faixas de seu segundo álbum, Deborah foi chamada pela gravadora para conversar sobre a produção do mesmo, mas quando foi indagada sobre a possibilidade de lançar mais um álbum em inglês, ela bateu o pé e disse que iria lançar aquele trabalho em português especialmente para o povo brasileiro em forma de agradecimento por todo o amor e carinho devotado a ela em seus primeiros anos de carreira. Unicamente foi lançado mais tarde naquele ano, e sua faixa título, que fez parte da trilha sonora da novela das 8 da TV Globo A Indomada, virou hit instantâneo, daqueles que tocam de 10 em cada 10 rádios pesquisadas e que passam na MTV Brasil até você saber a coreografia do clipe de cor e salteado. O clipe de "Unicamente" é todo trabalhado na brasilidade ensolarada, enquanto a música, mesmo tendo passado vários anos desde sua ascenção, continua ecoando em nossas cabeças aguardando apenas você se jogar no play e deixá-la renascer unicamente em você.



Esse foi sem dúvidas o maior e mais inesquecível hit de Deborah Blando, que mais tarde lançou a perfeita "Gata", que entrou para a trilha de Malhação, finalizando assim os trabalhos de Unicamente. Em 98', Deborah lançou o seu terceiro álbum de estúdio auto intitulado que contava com mais um mega hit como carro-chefe. "Somente O Sol", versão da música "I'm Not In Love" do 10cc, não só entrou para a trilha, como foi o tema de abertura da novela das 7 Corpo Dourado. Como a música estourou bem antes do álbum físico chegar às lojas, a gravadora optou por não gastar dinheiro gravando um clipe para uma música que já era veículada diariamente no horário nobre da tv de forma "gratuita". Trágico. Mas na falta de clipe, vamos com uma das performances de "Somente O Sol" no épico Planeta Xuxa, que pelas nossas contas foi um dos programas em que Deborah mais se apresentou EVER!



Após "Somente O Sol", que ao final de seus trabalhos alcançou a incrível marca de 800 MILHÕES de execuções nas rádios brazucas, "Águias" (ganhador do Troféu Imprensa como melhor clipe de 98') tomou a frente como single de divulgação do novo álbum, que encerrou suas atividades logo depois. Dois anos após o lançamento do disco, a faixa "Próprias Mentiras" entrou para a trilha sonora nacional da novela Laços de Família (aquela em que a Carolina Dieckmann raspou a cabeça por causa de sua personagem Camila, que sofria de leucemia, ao som de "Love By Grace" da Lara Fabian) como tema de Íris, personagem interpretada por Deborah Secco. Depois disso Deborah fez música tema para o filme Atlantis, gravou dueto com o Ronan Keating do Boyzone, cantou a música tema de Chocolate Com Pimenta e lançou uma coletânea com seus maiores hits novelísticos.

Agora, após uma longa temporada de descanso devido a problemas com stress, Deborah ensaia sua volta aos palcos promovendo um show acústico onde ela, além de seus maiores hits, canta clássicos do rock no melhor estilo Um Barzinho e Um Violão. Seu álbum Polares, que mesmo sem ser lançado oficialmente já teve duas de suas músicas em trilha de novela, deve sair ainda este ano juntamente com o álbum do projeto acústico. Quem acha que a MTV Brasil deveria aproveitar a programação de verão 2012 e chamar a Deborah pra fazer um Luau MTV levanta a mão!? \o/ A gente levanta as duas, porque verão, sol raiando, praia e mais sol raiando são hoje e sempre as marcas registradas de Deborah Blando, uma das maiores e melhores cantoras pop e fazedora de trilha de novela chicletex que esse país já viu!

0/Publique um comentário/Comentários

Voltar ao início