Madonna!? Whitney!? Crystal!? Quem Azealia Banks "Copiou" em seu Novo Clipe "1991"? O Data Clipe Revela!

Madonna!? Whitney!? Crystal!? Quem Azealia Banks "Copiou" em seu Novo Clipe "1991"? O Data Clipe Revela!


Enquanto meio mundo se divide em mil novecentos e noventa e uma comparações mais óbvias que o resultado da soma de 1+1 beirando a falta de fundamento com "acusações" que relacionam "1991", novo clipe da Azealia Banks, a boa parte da videografia de Madonna, Whitney Houston e derivadas, o Data Clipe vai mais afundo, aproveitando-se da displicência de alguns, para averiguar a veracidade dos fatos.

O maior problema na hora de se traçar uma linha de comparação, especialmente quando relacionada a artistas pop, é que, de uma maneira ou de outra, o nome de Madonna acaba sempre indo parar no meio da mesa. Tá certo que ela é a Rainha do Pop e uma grande referência para vários artistas, mas dê uma olhada rápida nas imagens ao lado e me responda: Isto é de fato uma inspiração? Todos que lançarem um clipe com um cenário azul, cantando em um microfone estarão de fato "copiando" Madonna!? Foi a Tia Madge quem inventou o cenário com fundo preto!? E o com fundo branco com direito a dois dançarinos a tiracolo? E o sofá, também foi ela!? Acho que não, né!? Em tempos de Gina Indelicada, é sempre importante tentarmos buscar de maneira mais profunda de onde vem as tão polêmicas "inspirações". Tudo bem que ás vezes, ou em boa parte delas, a idéia brilhante é sempre relacionada a aqueles artistas com os quais nos identificamos ou temos um maior conhecimento, mas nem sempre de fato o é. E, sem querer deixar vocês tristinhos, mas já deixando, "1991" tem referências bem mais pesadas quando relacionada a um vídeoclipe lançado no início deste ano do que a qualquer outro material oriundo lá dos anos 90 (exceto o filtro de imagem utilizado que de fato remete).

"The Last Song", da também novata Iggy Azalea, é quase que 100% de certeza a fonte principal de onde o diretor de "1991", Justin Mitchell, e a equipe da Dilated Pixel, responsável pela produção, beberam para a realização deste vídeo.





E aí, visualizaram!? É, mas inspirado ou não, nem Iggy, nem Madonna, nem Whitney e tão pouco Crystal Waters são propietárias de nenhum destes conceitos. Não é arte patenteada. Não é "S&M" e sua influência direta por David LaChapelle. São situações análogas, posições semelhantes e enquadramentos que acabam por coincidir.


Azealia Banks, que como a gente bem sabe é atração mais do que confirmada na edição 2012 do Planeta Terra Festival, merece todos os créditos relacionados ao incrível trabalho que ela vem executando enquanto artista "independente", tanto em suas músicas, como em seus vídeos. E pra quem leva a vida a tomar como fonte para os outros tudo que a "velha guarda" fez, Miss Bank$ manda seu recado:

Who Are You Nigga!? Ha Ha Ha

E tenho dito!

0/Publique um comentário/Comentários

Voltar ao início