5INCO: Bandas de Brasília que você precisa conhecer!

5INCO: Bandas de Brasília que você precisa conhecer!



Dia 21 de abril a Capital Federal completa 56 aninhos de muita opulência arquitetônica, política e cultural. Não é de hoje também que Brasília é conhecida como a capital do rock; em tempos mais áureos, bandas como Raimundos, Capital Inicial, Plebe Rude, Legião Urbana, Maskavo e Natiruts conceberam suas carreiras em terras brasilienses antes de tomarem o cenário nacional com os seus sucessos atemporais.

Pensando nisso, a lista de hoje apresenta não as bandas antigas mais conhecidas pelo povo, mas sim a nova geração de músicos do Distrito Federal. Encabeçadas pela Scalene, que (querendo ou não) trouxe de volta a visibilidade que o cenário musical da cidade estava precisando, a nossa parada também apresenta boas novidades. Algumas você talvez até conheça e, quanto as outras, espero que goste e dê uma forcinha para esses iniciantes cheios de criatividade e talento, ajudando assim a fortalecer a nossa música local.

5inco. Dona Cislene

Com um som pesado na medida certa mas com um apelo pop (como eles mesmos definem), a Dona Cislene é mais engajada quando se trata de representar a capital como guias turísticos, pois os clipes em sua maioria são gravados em pontos estratégicos da cidade como o estádio Mané Garrincha, a Esplanada dos Ministérios e até mesmo a Ponte JK, como é o caso do single "Ilha", que conta com as participações de Dinho Ouro Preto do Capital Inicial e o Digão dos Raimundos, deixando tudo, digamos, em casa. Eles já tocaram em festivais importantes como o Porão do Rock e o Circuito Banco do Brasil. Suas letras falam sobre a capital e possuem temas políticos e mais conscientizadores.

Pra dar 1likeFB.com/DonaCisleneOficial


qu4tro. Noa

O quinteto formado por Victor Ulisses, Daniel Marques, Matheus Luan, Pedro Hilario, Jonas Yamashita é uma boa surpresa pra cena independente de Brasília. Com um rock menos pesado e melodias encorpadas, a Noa acaba de lançar o vídeo da música "Meu Lugar" do EP intitulado Inabalável (que conta também com o clipe da faixa de mesmo nome) e já estão começando a gravar material novo para ser lançado em breve. Mas não pense que para por aí não, os caras têm até um aplicativo com galeria de fotos, agenda de shows e outras informações, tudo pra deixar você ligadinho nas novidades da banda. Empreendedores natos.

Pra dar 1like: FB.com/BandaNoaOficial


tr3s. Sexy Fi

A única (infelizmente) com vocais femininos na lista, a banda indie Sexy Fi tem uma pitada de jazz e blues (ou melhor definido por eles como: "música pra espantar mau olhado e atrair piscina cheia de gatas no fim de semana" rs) e muitas conquistas no currículo, incluindo a indicação ao Prêmio Multishow na categoria Nova Canção em 2014. A discografia da banda encabeçada por Camila Zamith conta com o disco Nunca Te Vi De Boa (que foi gravado em Chicago, sente o poder!) e o mais atual, o Pequeno Dicionário das Ruas lançado em um projeto colaborativo. O humor da banda se faz nas letras, sempre remetendo a lugares e gírias da cidade em seus trabalhos, basta ouvir as faixas "Looking Asa Sul, Feeling Asa Norte" e "Pala Noturna". A trupe inclusive, foi citada pela revista norte-americana Time como "algo que faria uma garota de Ipanema trocar o biquíni por um capuz e seguir para o norte". Te convenci?

Pra dar 1likeFB.com/SexyFiMusic


2ois. Belga

Os mais novatinhos da lista, possuem apenas um EP (que pode ser baixado gratuitamente no site oficial), dois videoclipes (que por sinal são bem produzidos contendo até uma trama, amo) e a fanpage oficial começou a ganhar vida por agora, mas eles já estão com o gás total, tocando em todos os cantos da cidade. Inclusive, eles venceram a seletiva do segundo Rock de Arena pra fazer a abertura do show da banda Fresno e a participação dependia de votação, ou seja, a fanbase dos caras é forte desde já.  As letras emotivas e os refrões dos moços são o ponto alto e grudam na cabeça.

Pra dar 1like: FB.com/BandaBelga


1m. Scalene

Apesar de terem sido finalistas (mas os verdadeiros campeões na minha opinião) do programa Superstar do ano passado, você pode não conhecer a Scalene ainda. Formada pelos irmãos Gustavo Bertoni e Tomás Bertoni, Lucas Furtado e Philipe "Makako" a banda de rock alternativo logo cresceu e ficou pequena demais pro planalto central. Com influências de Queens of Stone Age e Radiohead, os caras vêm ganhando cada vez mais o seu lugar ao sol no mercado fonográfico nacional, sendo destaque em festivais e até mesmo em produções globais. Só no ano passado, a Scalene tocou no famigerado Lollapalooza Brasil e ainda emprestou sua "Danse Macabre" para a trilha da novela Império e agora lotam os shows por onde passam e acabaram de gravar o primeiro dvd de suas carreiras. Das músicas mais pesadas até as mais lentas (que são as minhas preferidas), o quarteto aposta forte nas melodias mais refinadas e seus clipes são superproduções cheias de imagens poéticas.

Pra dar 1likeFB.com/BandaScalene

0/Publique um comentário/Comentários

Voltar ao início